sexta-feira, 13 de maio de 2011

Uso Consciente da Água

Atividade em grupos:
Sequência Didática:
1. Informações Preliminares
Série: 5º ano
Escola Municipal Tomaz Gonzaga
Tema: análise das interferências da produção e utilização da água potável pela sociedade.
Controvérsia: construção de reservatórios – destruição de áreas verdes; uso e desperdício da água que consumimos
2. Objetivo da Aula
Analisar com os alunos as formas que a sociedade construiu para produzir, distribuir e utilizar a água potável.
3. Materiais
3.2 – Letra e música "Água Também é Mar" de Marisa Monte: 
http://www.youtube.com/watch?v=B0kPEf67WMI
4. Os Momentos Aula
4.1-  Organizar os alunos para que todos possam ir ao sanitário lavar as mãos;
4.1- Conversar sobre a importância deste ato para prevenir doenças e da importância da água para nossa sobrevivência
4.2-No data show, ler e analisar os textos e imagens do arquivo: Sistema Integrado de Produção de água da Rede Metropolitana de Salvador. Discutir com os alunos a origem da captação de água para nossas casas, como esta água é processada, como a ação do homem pode ajudar ou atrapalhar a manutenção da limpeza dos rios e represas, em nosso cotidiano como podemos cuidar deste recurso que parece ilimitado, mas não é...
4.3- Produzir uma cartilha com o tema: Nós podemos contribuir para o uso inteligente da água que temos
5. Os Conceitos Científicos e os Recursos Tecnológicos
Após a apresentação dos slides, os alunos fizeram uma análise dos processos pelos quais a água passa até chegar às torneiras de nossas casas; posteriormente fomentamos a discussão sobre as implicações do mau uso e o uso racional da água, de modo a compreenderem que mesmo tendo muita água disponível no planeta, faz-se necessário evitar o desperdício.
6.  A ARGUMENTAÇÃO
Sabendo que a água é um recurso escasso, apesar de nosso planeta ter a maior parte do seu território coberto por ela, discutam os pontos abaixo e postem nos comentários, as conclusões a que chegaram.
  • O que pode ser feito para que a água seja utilizada de forma consciente?
  • A construção de novos reservatórios de água resolveria o problema da escassez?
  • Considere o impacto ambiental nas áreas construídas.
Crislene, Elaine e Jéssica
Diego, Cleiton Araújo e Felipe









Amanda, Raina e Ilana
Cleiton Andrade, Gabriel, Ícaro e Lucas

16 comentários:

  1. Não devemos poluir os rios e lagos, nem desperdiçar água na hora do banho, devemos fechar a torneira quando for escovar os dentes e nunca deixar as torneiras com defeito pingando porque a água do planeta pode acabar se a gente não economizar.
    Se construir mais reservatórios não vai resolver o problema porque destruindo o meio ambiente não resolveria nada.
    Crislene, Jéssica e Luane

    ResponderExcluir
  2. Nós podemos economizar água dessa forma: tomar banhos curtos, lavar o carro com balde e fechar a torneira quando for escovar os dentes. Construir mais reservatórios de água não resolve porque teria que ter muitos e ia derrubar muitas árvores e poluir o ar e não ia ter árores para purificar o ar de novo.
    Felipe, Diego e Cleiton Araújo

    ResponderExcluir
  3. Devemos economizar água não demorando muito no banho, lavando as calçadas e os carros com balde e não com mangueiras, pois gastam muita água. Se for construir reservatórios vai ter que destruir as matas e isso é ruím pro meio ambiente.
    Ícaro, Gabriel, Cleiton Andrade e Lucas

    ResponderExcluir
  4. Podemos fazer muitas coisas para economizar água como não deixar a torneira aberta direto quando for lavar os pratos e escovar os dentes, não demorar no banho. Constrir reservatórios não resolveria o problema porque causaria um grande impacto ambiental porque vão cortar árvores de modo ilegal e não vai ter onde os animais morar.
    Ingrid

    ResponderExcluir
  5. Não podemos gastar água a toa, deixando a torneira pingando, nem demorar tomando banho. É melhor desmatar algumas florestas e construir reservatórios de água doce para a população não ficar sem água.
    Matheus, Tainam e Wendel

    ResponderExcluir
  6. Não devemos fazer nada demorado com a água, tem que tomar banho rápido, não gastar água lavando carro com mangueira, tem que lavar com balde, e não deve fazer os reservatórios em lugar proibido. Fazer os reservatórios em um lugar que não desmate nada, porque os bichos não tem onde viver.
    Maurício e Neilton

    ResponderExcluir
  7. Não devemos poluir os rios e lagos, nem desperdiçar água na hora do banho, devemos fechar a torneira quando for escovar os dentes e nunca deixar as torneiras com defeito pingando porque a água do planeta pode acabar se a gente não economizar. Se construir mais reservatórios não vai resolver o problema porque destruindo o meio ambiente não resolveria nada.
    Crislene, Jéssica e Luane

    ResponderExcluir
  8. Para que a água seja utilizada de modo corretotemos que fazer isso: quando tomar banho fechar o chuveiro quando estiver se ensaboando, quando for lavar louça fechar a torneira, e se ver algum vazamento falar com o pai ou a mãe. Construção de reservatório não adiantaria nada porque ia destruir o meio ambiente mais do que está. E onde os animais iam morar? Ia ser difícil.
    Flávio, Alisson, Moisés Rocha e Luís David

    ResponderExcluir
  9. Não devemos deixar nada pingando e utilizar pouca água. Não deve construir reservatórios porque desmatar só vai piorar a situação.
    Poliana e Camila Castro

    ResponderExcluir
  10. Devemos usar pouca água e construir reservatórios, porque quando acabar a água do planeta vai ter o reservatório para nos manter. Mas as ávores vão ser derrubadas e os animais não terão para onde ir e isso é ruím.
    Adriele, Camila O, Camila S e Sabrina

    ResponderExcluir
  11. Podemos ajudar se não jogarmos lixo em rios, lagos e praias, e não desperdiçar água nem limpar calçada com mangueira. É importante construir porque quando faltar água a gente já tem água reservada, só que o impacto é ruím pra natureza porque vai desmatar.

    Amanda, Ilana, Raina e Rebeca

    ResponderExcluir