quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Biografia de Luís da Câmara Cascudo

"Queria saber a história de todas as coisas do campo e da cidade. Convivência dos humildes, sábios, analfabetos, sabedores dos segredos do Mar das Estrelas, dos morros silenciosos. Assombrações. Mistérios. Jamais abandonei o caminho que leva ao encantamento do passado. Pesquisas. Indagações. Confidências que hoje não têm preço."

Em entrevista ao jornal "A Província", Luís da Câmara Cascudo recriou a atmosfera da sua meninice, revelando os interesses que desde então o levariam a se tomar um dos mais respeitáveis pesquisadores do folclore e da etnografia de nosso país.

Filho de um coronel e de uma dona de casa, de família abastada, Luís da Câmara Cascudo estudou no Externato Coração de Jesus, um colégio feminino dirigido por religiosas. Teve professores particulares e depois, por vontade do pai, transferiu-se para o Colégio Santo Antonio.

Durante a adolescência, teve fama de namorador, mas acabou apaixonando-se por uma moça de dezesseis anos, Dália, com quem se casou em 1929. Tiveram dois filhos, Fernando Luís e Ana Maria Cascudo.

Câmara Cascudo exerceu várias funções públicas, entre as quais professor, diretor de escola, secretário do Tribunal de Justiça e consultor jurídico do Estado. Como jornalista, assinou uma crônica diária no jornal "A República" e colaborou para vários outros órgãos de imprensa do Recife e de outras capitais.

Sua obra mais importante como folclorista foi o "Dicionário do Folclore Brasileiro", obra de referência no mundo inteiro. No campo da etnografia, publicou vários livros importantes como "Rede de Dormir", em 1959, "História da Alimentação no Brasil", em 1967, e "Nomes da Terra", em 1968. Publicou depois, entre outros, "Geografia dos Mitos Brasileiros", com o qual recebeu o prêmio João Ribeiro da Academia Brasileira de Letras.

Em 1965, Câmara Cascudo escreveu uma obra definitiva, "História do Rio Grande do Norte", pesquisa sobre sua terra natal, da qual jamais se desligou. Sua obra completa, densa e vastíssima, engloba mais de 150 volumes. O pesquisador trabalhou até seus últimos anos e foi agraciado com dezenas de honrarias e prêmios. Morreu aos 87 anos.

Atenção alunos, como combinamos, agora vocês irão postar as curiosidades que descobriram sobre a vida de Câmara Cascudo. Não vale repetir o que o colega já postou.

Um beijo da pró!

34 comentários:

  1. A carreira que tanto estimava,e pela qual gostava de ser conhecido era a de professor.
    Adriele♥

    ResponderExcluir
  2. Luís da Câmara Cascudo era uma criança de saúde frágil com pulmões suspeitos. Nunca foi de correr, subir em árvores livremente.
    by Thalita♥

    ResponderExcluir
  3. Na água do primeiro banho a mãe despejou de vinho do porto para o filho ter saúde. E o pai mergulhou uma moeda para merecer fortuna.
    Seus padrinhos eram o governador e a primeira dama.
    Gabriel

    ResponderExcluir
  4. Luís da Camara cascudo deixou uma valiosíssimo herança,capaz de enriquecer não apenas seus famíliares, mas até voce,que não tem nenhum laço de sangue com o dito cujo.
    Camila

    ResponderExcluir
  5. Pelo gosto do pai seria médico. Até tentou,mais seu caminho não era aquele,queria mesmo era escrever.
    Camila Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Um dia, tinha na lapela um raminho de violeta, quando avistou uma jovem menina de vestidinho azul e longas meias brancas. Mais tarde, substituiu a violeta por uma dália, em homenagem a sua nova namorada: Dáhlia Freire.
    Camila Castro

    ResponderExcluir
  7. Na juventude nao largava o monoculo, a polaina e uma bengala da India.
    BRUNO

    ResponderExcluir
  8. Câmara Cascudo foi o principal responsável por tornar conhecidas figuras fantásticas do folclore brasileiro.
    POLIANA

    ResponderExcluir
  9. Luis da Câmara Cascudo nunca deixou de estudar ,e acabou se tornando uma enciclopédia ambulante. De;kathleen ♥

    ResponderExcluir
  10. Quem numca ouviufalar em saci-pererê, curupira. mula-sem-cabeça e outros personagens do nosso folclore♥
    Sandy

    ResponderExcluir
  11. Mais tarde optou também por estudar direitos ♥ Danielle♥

    ResponderExcluir
  12. O professor Cascudo preocupava-se em aproximar as disciplinas do dia a dia dos estudantes.
    Lais ♥

    ResponderExcluir
  13. Nasceu em 30 de dezembro de 1898,filho único de uma família do Rio Grande do norte.
    ASS:Amanda ♥♥♥

    ResponderExcluir
  14. Luís era diferente dos garotos de sua idade. Ele passava a vida sentado: via figuras, lia livros, ouvia historias e contemplava paisagens.
    Moisés Rocha.

    ResponderExcluir
  15. Nunca abriu mão de ficar a votade: sempre de sandalia, pijama e com os cabelos grisalhos todos despenteados.
    Flavio

    ResponderExcluir
  16. Em 1986, Cascudo morreu morreu em Natal, sua tão adorada cidade. O Brasil perdia um grande homem, que agora se transformava, ele próprio, em personagem.
    karen ♥♥

    ResponderExcluir
  17. Nossa, deu um trabalhão com um computador só, né? Mas valeu a pena!!!
    beijos da pró :)

    ResponderExcluir
  18. Finho de um coronel e de uma dona de casa, de familia abastada, luis da camera cascudo estudou no externato coracão de jesus, um colegio feminino dirigido por religiosas. teve professores particulares e depois, por vontade do pai, transferiu-se para o colegio santo antonio

    ResponderExcluir
  19. Finho de um coronel e de uma dona de casa, de familia abastada, luis da camera cascudo estudou no externato coracão de jesus, um colegio feminino dirigido por religiosas. teve professores particulares e depois, por vontade do pai, transferiu-se para o colegio santo antonio sabrina

    ResponderExcluir
  20. Prezada Profa. Patrícia Muniz:
    Adorei a biografia cascudiana que você postou e achei maravilhosos os comentários dos seus alunos sobre "curiosidades" sobre Câmara Cascudo. Qualquer coisa coloco-me à sua inteira disposição.
    Obrigada pela linda homenagem.
    Um grande abraço
    Daliana Cascudo (neta de Câmara Cascudo e diretora do Instituto Câmara Cascudo - wwww.cascudo.org.br)

    ResponderExcluir
  21. Paty, muito gratificante ter um trabalho como esse seu e de seus alunos, reconhecido e valorizado. Parabéns, amiga! Bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  22. Gente, estou felicíssima com a ilustre visita que recebemos. Estão vendo que valeu a pena? E o nosso blog está apenas começando.

    Muito obrigada à Sra. Daliana Cascudo e à pró Kátia!

    ResponderExcluir
  23. Adoraria postar lá com eles(alunos) mas vou por aqui mesmo.
    Lembro do dia Paty em que cheguei para você e disse que escolhesse essa turma pois iria amá-la.
    E hoje mais do que nunca percebo o quanto ela vem sendo importante para você e o quanto você vem sendo importante para eles.
    Lembro dos meus pequenos no 2º ano, o do dia em que tive que deixar a turma e o quanto eu chorei por conta disso( acho que eles nunca souberam, mas agora já sabem). Amo cada um deles e jamais esquecerem o quanto eles foram importante para mim também e agradeço imensamente pelo carinho que eles ainda tem por mim. Sucesso a cada um de vocês meus eternos pequenos, quero uma mega, ultra, festa linda ano que vem no 5º ano, com certeza estarei com vocês....Beijão da Pró Ana Paula.

    ResponderExcluir
  24. essa biografia ficou boa em?♥♥ ass:camila souza...♥♥bjs te adoro pró.

    ResponderExcluir
  25. lá,Paty!

    Adorei, você está de parabéns pela iniciativa deste trabalho. E sinto que isso é só o começo.

    Bejos!
    Marta Glória

    ResponderExcluir